Existem vários mitos sobre hipnose devido à sua representação na mídia, filmes e televisão, que muitas vezes exageram ou distorcem a realidade. Aqui estão alguns dos mitos mais comuns sobre hipnose:
1. Na hipnose, eu perco a consciência?
MITO. Um dos mitos mais comuns é que a pessoa hipnotizada perde o controle sobre sua mente e ações, tornando-se completamente submissa ao hipnotizador. Na realidade, ela não fará nada que viole seus valores morais ou éticos
2. Hipnose é considerada uma técnica esotérica.
MITO. Hipnose é um fenômeno neurofisiológico legítimo, onde o funcionamento do cérebro possui características muito especiais. Tais características, únicas, podem ser verificadas por alterações em eletroencefalograma no decorrer de todo estado hipnótico e visivelmente por manifestações não presentes em outros estados de consciência, como rigidez muscular completa, anestesia, hipermnésia (reforço da memória) e determinados tipos de alterações de percepção. A hipnoterapia usa as vantagens de trabalhar com o cérebro neste estado para ajudar as pessoas.
3. Todos são hipnotizáveis.
VERDADE, todos. Considerando que a hipnose ocorre na vida diária, todas as pessoas são hipnotizáveis em algum momento, em alguma situação e em certas circunstâncias. Porém, existem pessoas que são naturalmente mais resistentes do que outras.
4. Existe pessoas que não podem ser hipnotizadas.
VERDADE. Sujeitos com transtornos mentais psicóticos e epiléticos devem ser evitadas
5. Uma pessoa pode “não voltar” do transe.
MITO. Não existe nenhum relato de alguém que ficou preso no transe e nunca mais saiu.
6. Segredos podem ser revelados sem querer.
MITO. Durante o transe, a mente possui um mecanismo de vigilância que preserva a integridade do sujeito e não permite que seja revelado algo que ele não esteja disposto a falar durante a sessão.
7. Hipnose é um estado de inconsciência.
MITO. Algumas pessoas acreditam que a hipnose é semelhante a estar inconsciente ou dormindo. Na verdade, a hipnose é um estado de foco e concentração intensos, e a pessoa está completamente consciente e alerta durante a sessão.
É importante abordar a hipnose com uma mentalidade aberta, informar-se sobre o processo e procurar profissionais qualificados e éticos para sessões de hipnose, que pode ser uma ferramenta valiosa para autoconhecimento, crescimento pessoal e terapia, quando usada corretamente.
Se você tem algum medo ou dúvida acerca da hipnose, terei maior prazer em esclarecer, basta clicar no botão abaixo.