top of page

Tudo o que você precisa saber sobre hipnose

  • Foto do escritor: ferpicolo2013
    ferpicolo2013
  • 18 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de abr. de 2024

mulher em hipnoterapia
mulher em hipnoterapia

Quando se ouve a palavra hipnose, normalmente esta é associada com alguma espécie de poder do hipnotizador sobre o hipnotizado, controle da mente e há, constantemente, uma aura e misticismo pelo fato desta estar associada a apresentações de ilusionismo e filmes que, muitas vezes, exageram e criam um sensacionalismo fictício a respeito deste fenômeno que não passa de algo natural que ocorre diariamente com todas as pessoas.


O estado de transe hipnótico é frequentemente comparado ao estado de sono – daí vem o termo hypnos = sono – devido ao relaxamento profundo que ele provoca no sujeito hipnotizado. Porém, também existem estados hipnóticos em que este relaxamento não ocorre, fazendo com que o sujeito permaneça em estado de alerta e com total controle sobre sua musculatura.

A Associação Americana de Psicologia define a hipnose como sendo um procedimento durante o qual um profissional de saúde ou pesquisador sugere a um cliente, paciente, ou sujeito que vivencie mudanças em sensações, percepções, pensamentos ou comportamento.

Este contexto é iniciado após um procedimento de indução, em que sujeito necessita seguir instruções simples e manter sua atenção e concentração voltada para a voz do hipnotista a fim de que as mudanças aconteçam e o sujeito vivencie uma experiência na qual terá acesso a novas formas de processamentos e acesso a informações, modulação de respostas sensoriais, dentre outras alterações derivadas do funcionamento cerebral em estado hipnótico. Quando o sujeito está em transe, acontece de o córtex pré-frontal, responsável pelo julgamento crítico, reduzir seu funcionamento fazendo com que as sugestões dadas pelo hipnotista atinjam diretamente os níveis inconscientes provocando mudanças fisiológicas imediatas.


Aplicação da Hipnose

Sem dúvida alguma, as áreas em que a hipnose é aplicada com resultados incríveis e surpreendentes, são nas abordagens clínica, médica e terapêutica. Os conselhos de Psicologia, Medicina, Odontologia e Fisioterapia reconhecem a hipnose como ferramenta de auxílio em procedimentos. Na psicologia, ela é usada em qualquer abordagem psicoterápica como uma catalisadora de processos, os quais sem ela demorariam bem mais tempo para se resolverem.

Quando feita em consultório, a técnica de hipnose traz inúmeros benefícios à saúde, inclusive para determinadas doenças físicas ou emocionais.

A hipnose faz o paciente encontrar em si mesmo a força a e confiança para enfrentar seus problemas e recuperar o equilíbrio e o bem-estar do seu corpo/mente.

Os problemas mais comuns tratados com hipnose terapêutica são fobias em geral, medos, depressão, síndrome do pânico, TOC, ansiedade, insônia, vícios, estresse, transtornos alimentares, bruxismo (ranger dos dentes à noite), doenças psicossomáticas, enxaqueca, além de vários tipos de dores e problemas sexuais como impotência, diminuição da libido e ejaculação precoce e preparação de gestantes para parto.

 

Se surgirem dúvidas, não hesite em entrar em contato comigo!




 
 
bottom of page